Você está aqui: ARTIGOS
O mercado tem sido sacudido por notícias sobre fundos e grupos comprando escolas.Existe mesmo a tendência de acontecer com o Ensino Básico o que aconteceu no Ensino Superior?
Quarta, 08 Fevereiro 2017 00:00

Novo Simples: vale a pena?

Quais as novas regras estabelecidas com a nova Lei do Simples Nacional? Quais as as possibilidades para as escolas que hoje estão sendo tributadas pelo simples mas quase no limite da receita. Vale a pena abraçar o novo limite?
Paixões políticas à parte, os números da macroeconomia mostram, de forma irrefutável, que o Brasil está vivendo uma das maiores crises econômicas de sua história – talvez a maior delas. Para usar um conhecido bordão, nunca antes na história deste…
Quinta, 07 Abril 2016 00:00

Quais os efeitos da crise para a escola?

A crise financeira e política atinge toda a sociedade brasileira. Como a escola particular está sentindo os efeitos? Quais são eles? Qual a previsão para o 2º semestre de 20167? E para 2017? Neste vídeo com 2 minutos de duração,…
Sexta, 21 Novembro 2014 06:00

FORMANDO PREÇOS EM ESCOLAS PARTICULARES

Como já apontamos em artigos anteriores, as escolas particulares, mesmo sendo empresas privadas como as dos demais setores da economia, têm uma série muito grande de peculiaridades, que vão desde a composição do produto, passando pela formação da equipe e…
Segunda, 06 Outubro 2014 00:00

CONSOLIDAÇÃO DO MERCADO EDUCACIONAL

Muito tem se falado sobre a tendência de consolidação do mercado educacional privado. Esta já é uma realidade há algum tempo para o Ensino Superior. Depois de passar por um crescimento acentuado no final dos anos 90 e início dos…
Segunda, 08 Setembro 2014 00:00

CONTRATO DIGITAL

A elaboração de um contrato de prestação de serviços educacionais entre a escola e a família de cada aluno teve início como orientação do saudoso dr. Adib Salomão, no final dos anos 80. Na ocasião, a ideia foi vista com…
Segunda, 04 Agosto 2014 00:00

PLR E LEGISLAÇÃO TRABALHISTA

As escolas e faculdades do estado de São Paulo foram surpreendidas, no meio deste ano, ao tentar homologar os professores e funcionários que se demitiram ou foram demitidos na passagem do primeiro para o segundo semestre. Os sindicatos das categorias…
Segunda, 07 Julho 2014 00:00

EXPECTATIVAS NA FORMAÇÃO DE PREÇOS

Com a chegada do segundo semestre, as escolas de Ensino Básico começam a se preocupar com uma das decisões estratégicas que terão de tomar muito em breve: a definição das anuidades que irão vigorar no ano seguinte. Este setor tem…